Foto: EBC
Terrazza Panorâmico

Dados divulgados nesta quarta-feira (4) pela Secretaria de Estado da Saúde apontam 26 notificações de casos de sarampo somente em Curitiba, em todo o Paraná, até o último boletim são sete casos confirmados e 78 em investigação. No boletim anterior eram 47 casos em investigação. Em todos os casos, os pacientes foram infectados em outros estados, como São Paulo e Santa Catarina.

Dos sete casos confirmados, quatro são de moradores de Curitiba, um na região metropolitana e dois no interior do estado. A faixa etária com maior incidência de casos confirmados de sarampo foi entre pacientes de 20 a 29 anos com quatro casos, dois pacientes têm entre 40 e 49 anos e um caso em paciente com idade entre 50 e 59 anos.

Os 78 casos em investigação serão confirmados ou descartados após a realização de exames laboratoriais.

Desde o dia 19 de agosto a vacinação está sendo reforçada em todo o estado. A intenção é aumentar a cobertura vacinal, que hoje é de 82%, para 95% da população.

O sarampo é uma infecção viral, aguda, altamente contagiosa, transmitida por via aérea, através da fala, espirro, tosse e respiração. Pode ocorrer em todas as faixas etárias, podendo apresentar mais gravidade nos casos entre bebês e crianças, e nos idosos. O vírus do sarampo pode levar a complicações como encefalite, meningite e pneumonia. A Secretaria de Saúde alerta que a única forma de prevenção da doença é a vacinação.  

Repórter Vanessa Fernandes