Foto: Reprodução/Agência Brasil

O uso de canudos e copos plásticos descartáveis pode ser proibido em todo o estado. É o que prevê um projeto que foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa, na tarde desta terça-feira (23).

Segundo o texto, estabelecimentos como bares, restaurantes, quiosques, padarias, sorveterias, docerias, fast-foods e outros locais que comercializam bebidas não poderão mais fornecer canudos e copos de plástico. Estes itens poderão ser substituídos por canudos e copos confeccionados em papel reciclável ou material biodegradável.

A proposta é assinada pelos deputados Emerson Bacil (PSL) , Paulo Litro (PSDB) e Jonas Guimarães (PSB). Agora o projeto segue para outras comissões da Assembleia antes da votação principal em plenário.

Também nesta terça-feira, os vereadores de Curitiba aprovaram, por unanimidade, o projeto que cria a Política Pública de Incentivo ao Desuso de Canudos e Copos Plásticos Descartáveis na cidade. O texto prevê a criação do ‘Selo Consciência Coletiva’ para os estabelecimentos que oferecerem opções mais sustentáveis aos clientes.