Cientistas negras brasileiras são homenageadas em livro

Cientistas negras brasileiras são homenageadas em livro
Ilustrações de Marcelo Jean Machado

Nesta sexta-feira (20), foi celebrado o Dia Nacional da Consciência Negra. E em homenagem à data, professoras e estudantes da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que integram a equipe do Projeto de Extensão “Meninas e Mulheres nas Ciências”, lançam o livro de passatempos “Cientistas Negras: Brasileiras – Volume 1”.

O objetivo da obra, que foi produzida em sua maioria por mulheres negras, é divulgar o protagonismo das cientistas negras brasileiras, impulsionando a educação e divulgação científica. No primeiro volume, são contadas as trajetórias de 14 cientistas de diferentes campos de conhecimento. As histórias são abordadas por meio de atividades lúdicas, como caça-palavras, palavras cruzadas e desenhos para colorir. Na capa, as nove cientistas ilustradas simbolizam as grandes áreas de conhecimento.

Além do livro, o projeto lançará outros passatempos em formato online sobre o tema. Também estão em produção materiais didáticos analógicos, como livros impressos e jogos. A partir de 2021, escolas e pessoas físicas poderão realizar empréstimos para o trabalho em sala de aula ou a distância.

Mais informações sobre as ações e produtos do “Meninas e Mulheres nas Ciências” podem ser acessadas no Blog do projeto, no Facebook e no Instagram

As mulheres na capa 

1) Neusa Santos Souza (Ciências da Saúde) 

2) Rita de Cássia dos Anjos (Ciências Exatas e da Terra) 

3) Enedina Alves Marques (Engenharias) 

4) Katemari Rosa (Multidisciplinar) 

5) Simone Maria Evaristo (Ciências Biológicas) 

6) Sueli Carneiro (Ciências Humanas) 

 7) Nilma Bentes (Ciências Agrárias)  

8) Luiza Bairros (Ciências Sociais Aplicadas) 

9) Conceição Evaristo (Linguística, Letras e Artes).