Coamo: a maior cooperativa agrícola da América Latina

Coamo: a maior cooperativa agrícola da América Latina
Foto: Divulgação

“Sonho que se sonha junto é realidade”, a frase de Raul Seixas pode resumir a história de união de pessoas que fez com que a Coamo fosse fundada em 28 de novembro de 1970, no Centro-Oeste do Paraná.

Idealizada pelo engenheiro agrônomo José Aroldo Gallassini, a Cooperativa Agropecuária Mourãoense nasceu com 79 agricultores associados, em um escritório de 50 m². Com o passar dos anos, entrepostos foram sendo criados em diversos municípios e o número de associados aumentou. Hoje, a Coamo está em 70 localidades nos estados do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, são mais de 4 milhões de hectares.

Segundo Gallassini, o crescimento é fruto de muito trabalho em equipe.

Atualmente, a Coamo é a maior cooperativa agrícola da América Latina e uma das maiores do mundo, segundo o ranking da Aliança Cooperativa Internacional (ACI). Ela responde por 3,6% de toda a produção nacional de grãos e fibras e 16% da safra paranaense.

Mas não é só no campo que se vê o trabalho desenvolvido pela Coamo, ele está nas prateleiras dos supermercados e como matéria-prima em diversos outros produtos. São 29 mil cooperados e aproximadamente 8 mil empregos diretos.

Repórter Francielly Azevedo