Foto: Fábio Buchmann

Termina nesta quinta-feira o Smart City Expo 2018. A edição deste ano acontece em Curitiba no Expo Renault no parque Barigui. Trata-se de um intercâmbio prático de atividades que inspiram o progresso sustentável.

A exposição dá aos participantes a oportunidade de observar projetos e tecnologias, além de viabilizar a conexão entre todos os pontos do ecossistema de uma cidade inteligente. É justamente nas áreas urbanas onde se concentram os grandes desafios.

Um dos organizadores, Roberto Marcelino, diz que este tipo de evento tem como missão principal a prevenção, através da informação.

Um dos palestrantes desta quinta-feira foi o jornalista André Trigueiro, uma das grandes referências em sustentabilidade do país. Em 2018 ele completa 15 anos de rádio CBN, onde é colunista.

André Trigueiro, é também editor chefe do programa “Cidades e Soluções”. O programa vai ao ar pela Globo News, e foi pioneiro em compensar a emissão de gases estufa.

Foi feito um cálculo referente à energia gasta na produção do programa, e o que seria necessário para o equilíbrio ambiental.

André Trigueiro diz que a humanidade está enfrentando a pior crise ambiental da história. Uma crise que é alimentada por interesse de poucos, mas que atingem em cheio o coletivo.

O jornalista cita em âmbito nacional a crise da água. A própria capital federal vive uma eterna crise hídrica desde que foi fundada há 50 anos. A cidade mais rica da América do Sul, São Paulo, viveu dois anos com racionamento em 2014 e 2015.

André Trigueiro fez críticas ao governo federal, dizendo que a crise hídrica precisa de gestão inteligente aqui no país.

Repórter Fábio Buchmann

Deixe uma mensagem