Foto: Ricardo Marajó/FAS
Terrazza Panorâmico

Até o próximo sábado (28), acontece o primeiro Festival UFPR, com o objetivo de levar a comunidade para dentro da universidade, integrando ciência, cultura e inovação, três dos elementos mais relevantes de uma instituição de ensino superior.

O Festival incorpora diferentes eventos da UFPR que já aconteciam separadamente, como a 11ª edição da Semana Integrada de Ensino Pesquisa e Extensão (Siepe), a XVII Feira do Livro Editora UFPR e a 38ª Semana Literária & Feira do Livro Sesc.

Uma das novidades do evento é a Feira Gastronômica das Nações, que vai comercializar artesanato e pratos típicos produzidos por estudantes migrantes e refugiados vindos da África, Japão e Síria, como explica o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPR, professor Francisco Mendonça.

Além disso, entre os dias 25 e 27 de setembro, haverá workshops e palestras com pessoas que acreditaram no potencial de suas ideias e fizeram acontecer.

Francisco Mendonça também lembra que ações serão oferecidas pelo Complexo do Hospital de Clínicas (CHC-UFPR) e pelo Setor de Saúde da UFPR, com atendimentos à comunidade.

O Festival terá programação na Praça Santos Andrade, no Campus Reitoria e no Campus Rebouças, em Curitiba. Todas as atividades são gratuitas e abertas à comunidade.

A programação completa do 1º Festival UFPR pode ser conferida aqui.

Repórter William Bittar