Daniel Medeiros comenta criação de escolas militares e nota do IDEB

Daniel Medeiros comenta criação de escolas militares e nota do IDEB
Foto: Arnaldo Alves/AEN

Na coluna “Educação e Cidadania” de hoje, o professor e doutor em Educação Daniel Medeiros traz dois assuntos. O primeiro é sobre a proposta para a criação de 200 escolas cívico militares. O projeto para a autorização da criação das escolas foi enviado pelo governo do estado e já tramita na Assembleia Legislativa.

O texto está na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa e deve retornar à pauta na sessão plenária da próxima segunda-feira (21). De acordo com o projeto, a gestão compartilhada entre militares e civis vai ocorrer do 6.º ao 9.º ano do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. A implantação do modelo será de escolha livre da comunidade escolar por meio de consulta pública; em municípios com mais de 10 mil habitantes e que tenham ao menos duas escolas estaduais na área urbana; e em colégios com vulnerabilidade social, baixos índices de fluxo e rendimento escolar e que não ofertem ensino noturno.

O outro tema é sobre o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), divulgado nesta semana. O IDEB faz uma avaliação da educação pública e, segundo o governo do Paraná, o estado teve evolução.

Ouça a coluna: