dia-das-criancas-seguranca-dicas
Foto: EBC
Terrazza Panorâmico

Pesquisa da Associação Comercial do Paraná, realizada pela Datacenso, aponta que houve um crescimento real de 1% nas vendas do Dia das Crianças, em relação ao ano passado. Foram ouvidos 200 comerciantes e 200 consumidores de Curitiba, entre os dias 14 e 15 de outubro. Para 37¨dos comerciantes ouvidos, as vendas de 2019 foram maiores do que na mesma data do ano passado. Outros 36% disseram ter ficado com as vendas iguais ao ano passado e 27% venderam menos.

O Dia das Crianças foi a melhor data comemorativa para o comércio em 2019, com vendas acima de datas tradicionais como a Páscoa e o Dia das Mães. Os brinquedos foram os produtos mais vendidos no dia das Crianças, representando 78% do total das vendas. Na sequência ficaram os livros, com 13% do total.

A pesquisa também levantou o grau de confiança de comerciantes e consumidores para os próximos meses em relação à economia. Entre os lojistas, 72% estão esperançosos com a economia nacional para os próximos meses, mas a cautela ainda é forte. Apesar do alto grau de confiança, apenas 23% dos lojistas pretendem fazer investimentos em seus comércios nos próximos meses. Já entre os consumidores, o grau de confiança é um pouco menor, com 55% esperançosos em relação à economia nos próximos meses.

Da redação, com informações da Assessoria