Como ensinar os adolescentes a controlar os gastos?

Como ensinar os adolescentes a controlar os gastos?
Foto: Pixabay

Para ensinar conceitos básicos de educação financeira e incentivar os adolescentes a criarem o hábito de fazer um controle minucioso de seus gastos desde cedo, professores do Colégio Sesi Internacional de Curitiba decidiram propor uma atividade diferente para seus alunos.

Como parte da avaliação para as disciplinas de Matemática e Technological Studies neste mês de outubro, cerca de 130 alunos de cinco turmas de Ensino Médio receberam a tarefa de registrar todos os gastos da família referentes a despesas que tivessem relação com o consumo dos próprios alunos em um aplicativo.

A professora da instituição Flávia Maria Gonzaga Alves Ferreira explicou que a avaliação pretende estimular a capacidade de organização e planejamento dos alunos. Porém, há outras iniciativas que podem ser desenvolvidas dentro de casa para ampliar a habilidade nas crianças e adolescentes.

De acordo com a especialista, ao final da atividade, os estudantes criaram uma planilha para gerar um gráfico com os gastos divididos por categorias. Com a atividade, os alunos refletiram sobre economizar e otimizar o consumo, frisou a professora.

Confira a entrevista completa: