Categorias: CBN DESTAQUE Geral JORNALISMO Paraná

Confira as regras para visitar trilhas durante a pandemia

Os Parques Estaduais do Paraná foram reabertos, mas quem deseja visitar um destes locais precisa fazer cadastro, respeitar as medidas de prevenção à Covid-19 e entrar apenas pelas portarias oficiais. Segundo o Governo do Estado
, desde o início das medidas de segurança sanitária e do isolamento social, propostos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), aumentou a procura por informações sobre atrativos em Unidades de Conservação (UCs).

No Paraná, são 21 Parques Estaduais para visitação abertos ao público. Para evitar aglomeração, o horário de visitação nas 21 Unidades é das 8h às 17h e a capacidade máxima de público foi reduzida em 50%. É indicado que o visitante ligue com antecedência para verificar a disponibilidade de vagas e faça o cadastro prévio.

De acordo com as normas da Portaria do Instituto Água e Terra (IAT) estão vetados os acampamentos, fogueiras e comercialização de serviços dentro dos parques.

O diretor de Patrimônio Natural do IAT, Rafael Andreguetto, explica as medidas adotadas.

Também é proibida a prática de esportes coletivos nas dependências das Unidades de Conservação, bem como a promoção de eventos.

No Pico Paraná são permitidas 200 pessoas simultaneamente nas trilhas.
No Parque Estadual Serra da Baitaca, o atrativo mais procurado é o Anhangava, que permite 166 pessoas por dia. O Parque também abriga o Caminho do Itupava, com capacidade de 314 pessoas por dia para visitação, e o Pão de Loth, com capacidade de 166 pessoas por dia.

Já no Parque Estadual Pico do Marumbi são três atrativos: Pico Marumbi, Salto dos Macacos e Morro do Canal. A média de procura, especialmente nos finais de semana, é de 100 pessoas no Pico Marumbi e 100 pessoas no Salto dos Macacos. Para o acesso às trilhas do Morro do Canal, o acesso deve ser feito pela propriedade particular Morro do Canal.

Para possibilitar o controle de visitantes, os turistas recebem uma pulseira de identificação que deve ser colocada em local visível durante todo o tempo de permanência no interior da Unidade de Conservação.

Repórter Francielly Azevedo

Essa postagem foi modificada em 22 de janeiro de 2021 16:20

Compartilhar
Tags: pandemia isolamento social parques estaduais regras trilhas visitação

Esse Aceite utiliza Cookies