Foto: Everson Bressan/SMCS

Nesta quinta-feira (15), feriado da Proclamação da República, e na sexta-feira (16), algumas repartições e unidades da Prefeitura de Curitiba fecham ou têm alteração no horário de funcionamento. A Prefeitura não abre as portas nos dois dias.

Também não funcionam na quinta e na sexta os Núcleos de Administração Regional e os serviços das Ruas da Cidadania. A Urbs não tem expediente externo nos dois dias, já os ônibus, seguem a tabela de domingo nesta quinta e na sexta circulam normalmente como em dias úteis. A Linha Turismo vai operar, nos quatro dias,  com frota extra de domingo.

As escolas e creches municipais e os Centros de Atendimento Educacional Especializado (CMAEEs) não funcionam na quinta e na sexta. Também não tem atendimento nos Núcleos Regionais de Ensino.

Os Faróis do Saber fecham nos quatro dias do feriadão. As Unidades Básicas de Saúde também fecham na quinta e na sexta, já as nove Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ficam abertas 24 horas, assim como o Hospital do Idoso Zilda Arns e a Maternidade Bairro Novo.

Com relação a limpeza pública, na quinta não haverá coleta domiciliar. A seletiva (Lixo Que Não É Lixo) funciona onde a frequência de recolhimento é de uma vez por semana, apenas às quintas-feiras. Varrição manual trabalha em esquema reduzido de domingo. A limpeza de feiras livres acontece normalmente onde elas funcionem. Não haverá troca do Câmbio Verde, nem recolhimento de lixo tóxico. Sexta-feira não há alteração nos serviços de limpeza pública.

A sede da Setran e os núcleos nas regionais fecham na quinta e na sexta e voltam a atender na segunda-feira (19). Em razão do feriado, não haverá fiscalização do Estacionamento Regulamentado (EstaR) na quinta, porém, os trabalhos ocorrem normalmente na sexta, das 9h às 19h, e no sábado (17), das 9h às 13h.

Todos os parques da cidade permanecem abertos durante o feriadão, em que sempre há aumento na presença de turistas.

Repórter Lucian Pichetti