Conheça a personalidade que dá nome à Avenida Vicente Machado

Conheça a personalidade que dá nome à Avenida Vicente Machado
Foto: Alep

A Avenida Vicente Machado tem 3 km de extensão e passa por quatro bairros de Curitiba: Batel, Campina do Siqueira, Centro e Seminário. Você sabe quem foi o homem que dá nome a via? Nascido em Castro, nos Campos Gerais, Vicente Machado da Silva Lima exerceu por três períodos o cargo de presidente da província do Paraná, que corresponde ao atual posto de governador.

Nas ocasiões, em 1893, 1894 e 1904, esteve no cargo de forma temporária como presidente em exercício ou eleito em comícios populares.
Vicente Machado começou seus estudos em Castro, mas logo se mudou para Curitiba.

Em 1876, ingressou Academia de Direito de São Paulo e em 1881 se formou em Direito. Nesse período, defendia ideais abolicionistas e republicanos. No retorno para o Paraná, escreveu artigos para os jornais “19 de Dezembro” e “A Província do Paraná” No mesmo ano, em 1881, foi nomeado Promotor Público do Paraná e em seguida secretário do governo.

Antes de acabar o século, foi ainda professor de Filosofia no Gimnásio Paranaense, Juiz Municipal e de Órfãos em Ponta Grossa, deputado provincial e deputado estadual – após a Proclamação da República.