Conheça o “Projetando Cidades”, ação que transforma muros em cinema

Conheça o “Projetando Cidades”, ação que transforma muros em cinema

As cidades de Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba, Castro, nos Campos Gerais, Campo Mourão no oeste paranaense e Pato Branco, no sudoeste estão recebendo as primeiras apresentações do “Projetando Cidades”.

O projeto, ofereceu cursos online e gratuitos de vídeo para jovens moradores destas quatro cidades paranaenses, que criaram, utilizando apenas as câmeras dos celulares, filmes que contam histórias sobre a pandemia.

Neste sábado (21), o idealizador do projeto, Fredy Kowertz falou à CBN Curitiba sobre os primeiros resultados. Kowertz que é um veterano em produções culturais, sentiu o despertar de uma nova paixão no trabalho com vídeos e projeções e decidiu compartilhar este conhecimento para empoderar as pessoas a partir dessa tecnologia.

Segundo Kowertz a projeção permite criar movimentos e texturas em qualquer superfície e amplia o entendimento sobre o que é arte. Para ele, a situação pandêmica reforçou a percepção de como a criação artística é poderosa também para tratar traumas.

Os autores dos filmes indicaram os locais onde o material será projetado, desta forma moradores das cidades escolhidas podem ser surpreendidos com uma projeção no muro de sua casa. Para evitar aglomerações, a população é convidada a assistir aos resultados pelas redes sociais do projeto.

No Instagram (@projetando.cidades), no Facebook (/projetandocidades/events), e no YouTube (www.youtube.com/channel/UC0Kg6Bl6v8NCYd1Z632Sf7Q)

Ouça a entrevista: