Foto: Divulgação/AEN
Terrazza Panorâmico

A partir desta quarta-feira (11) até o dia 30 de setembro, quem precisa renegociar dívidas poderá fazer isso pela internet. O Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PR), promove nesses dias o mutirão online de renegociação de dívidas.

A ação é uma iniciativa conjunta do Procon-PR, com a Associação Brasileira de Procons (Proconsbrasil) e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e acontecerá exclusivamente pela internet, através da plataforma www.consumidor.gov.br.

Segundo a diretora do Procon-Pr, Claudia Silvano, a iniciativa possibilita que consumidores endividados negociem os débitos e consigam sair das listas de restrição ao crédito.

Mais de 90 bancos e instituições financeiras participam da ação.

Para participar do mutirão online, basta o consumidor fazer o seu registro na plataforma www.consumidor.gov.br e aguardar o login e senha.

Após o cadastro realizado, o consumidor poderá fazer o relato do problema, informando ainda que deseja participar do mutirão de negociação de débitos. Após finalizar o registro, o banco ou instituição financeira tem o prazo de 10 dias para apresentar uma proposta ou resposta para o consumidor.

Terminado o prazo para resposta do fornecedor, o consumidor tem 20 dias para avaliar o retorno prestado.

No momento do preenchimento do registro, é preciso informar corretamente telefones e e-mail para contato, pois esses dados vão facilitar o atendimento por parte dos bancos e instituições financeiras participantes.

Repórter William Bittar