Cruzamento movimentado de Curitiba ganha motocaixas, área exclusiva para motociclistas
Foto: CBN Curitiba
Terrazza Panorâmico

O cruzamento da Avenida Marechal Floriano com a Rua Marechal Deodoro ganhou no final de semana uma área de espera específica para motocicletas.

Também conhecida como motocaixa ou motobox, o espaço – delimitado por uma pintura de trânsito diferente – fica logo à frente dos demais veículos, no aguardo pelo sinal verde do semáforo.

A iniciativa da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito foi implantada na madrugada de sábado (27/7), quando foi comemorado o Dia Nacional do Motociclista.

De acordo com o secretário da Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel, o local tem uma circulação intensa de motocicletas, e o projeto deve ser ampliado. A previsão é de instalação de pelo menos dez motocaixas nas próximas semanas. 

Guilherme Rangel diz que a chamada motobox apenas regulamenta uma situação corriqueira nos cruzamentos.

Nas ruas, motoqueiros, motoristas e pedestres ouvidos pela CBN aprovaram a medida.

As motocaixas das Marechais não são novidade em Curitiba. Já existe um dispositivo na Av. Victor Ferreira do Amaral, em Frente à sede do Detran.

De acordo com último relatório do Programa Vida no Trânsito, foram 61 mortes de ocupantes de motocicletas no ano de 2018 na capital paranaense.

Repórter Fábio Buchmann