Foto: Divulgação/SMCS
Terrazza Panorâmico

Curitiba tem uma efervescência cultural presente desde a sua fundação, primeiro de uma forma mais modesta as reuniões para dançar a congada, típica do Paraná, mais tarde com a fundação dos clubes culturais pelos imigrantes. Não é por acaso que artistas de todo o país dizem que quando querem testar um espetáculo fazem as primeiras apresentações em Curitiba. Um público acostumado desde sempre a todas as formas de manifestação cultural, tem um gosto apurado.

Os curitibanos refinaram o gosto pela cultura a partir de nossos artistas plásticos como Poty, Poetas como Leminski e no cenário teatral e televisivo tantos nomes já brilharam nas telas e palcos e brilham nos dias atuais.

Um dos atores curitibanos mais conhecidos nacional e internacionalmente é Ary Fontoura. Ele começou a carreira ainda no Paraná e conta com participações em mais de 40 novelas, filmes e peças teatrais.

Uma das pioneiras da televisão paranaense também é curitibana, Odelair Rodrigues. Odelair atuou no rádio, teatro, cinema e televisão.

A quantidade de atores e atrizes nascidos em Curitiba em cena na atualidade, demonstra a importância destes pioneiros na influência da formação cultural da capital paranaense. São nomes como o de Alexandre Nero, Luis Melo, Simone Spoladore, Guta Stresser e Guilherme Weber entre outros que enriquecem o casting de atores e atrizes curitibanos.