Curva da Santa na BR 376 conta com nova área de escape

Um dos trechos que mais registra acidentes na BR 376, que liga o Paraná a Santa Catarina, recebeu uma nova área de escape.
A nova área começou a funcionar nesta quinta-feira (14), e foi construída na altura do km 667, nas proximidades da curva da Santa. O objetivo é contribuir para a redução de acidentes no trecho entre Curitiba e Garuva, em Santa Catarina, que desde 2011 registrou 900 ocorrências, com 23 mortes, a maioria provocada por caminhões sem freio.
O novo espaço recebeu um investimento de aproximadamente R$ 20 milhões, custeados pela concessionária responsável pelo trecho na Serra do Mar, a Arteris Litoral Sul.
De acordo com a concessionária, a quantidade de acidentes no local determinou a necessidade da obra. A estrutura também conta com um sistema de rolamento similar ao usado na movimentação de contêineres nos portos para facilitar a retirada dos veículos. São dois guindastes, que possibilitam a retirada dos caminhões que usarem a área de escape em até 40 minutos, evitando assim a ocorrência de novos acidentes.
A área de escape da Curva da Santa tem uma faixa de aproximação de 500 metros para a entrada dos veículos, caixa de pedra de 150 metros para frenagem e duas faixas laterais para operação e transbordo.
Em 2011, foi inaugurada a primeira área de escape na rodovia, nestes oito anos o local foi usado 230 vezes.
Repórter Vanessa Fernandes