Definidas urnas eletrônicas de Ponta Grossa que serão auditadas

Definidas urnas eletrônicas de Ponta Grossa que serão auditadas
Foto: TRE

O sorteio para definir as urnas eletrônicas que passarão por auditoria neste domingo (29), no segundo turno das eleições municipais – que no Paraná acontece apenas no município de Ponta Grossa – foi realizado neste sábado (28), no auditório do edifício-sede do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), em Curitiba.

Na abertura do evento, o vice-presidente e corregedor do TRE-PR, desembargador Vitor Roberto Silva, falou sobre a relevância do procedimento. “É muito importante que se faça periodicamente esse procedimento para refutar desconfianças infundadas no sistema de votação eletrônico”, disse.

Já o presidente da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica do TRE-PR, Dr. Helder Luis Henrique Taguchi, ressaltou que todas as etapas do procedimento são documentadas e verificadas por uma auditoria externa, contratada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “A auditoria comprova que não existe diferença na totalização de votos impressos e daqueles depositados na urna eletrônica”, reforçou.

Sorteio

Seis urnas foram sorteadas para serem auditadas, três para a Auditoria de Funcionamento das Urnas Eletrônicas e três para a Auditoria de Verificação da Autenticidade e Integridade dos Sistemas. O município de Ponta Grossa possui 610 seções eleitorais e 117 locais de votação. Apenas três seções não participaram do sorteio por serem consideradas locais de difícil acesso.

Auditoria de Funcionamento das Urnas Eletrônicas

Esse procedimento testa, no dia da eleição, o funcionamento das urnas em condições normais de uso. Foram sorteadas três urnas, que serão transportadas até Curitiba e substituídas no local de votação por urnas de contingência. Foram sorteadas para serem aditadas as urnas das seguintes seções eleitorais:

– Seção 349 da 14ª Zona Eleitoral de Ponta Grossa (localizada na Escola Municipal Plauto Miro Guimarães);

– Seção 333 da 139ª Zona Eleitoral de Ponta Grossa (localizada na Escola Municipal Professora Zair Santos Nascimento);

– Seção 169 da 15ª Zona Eleitoral de Ponta Grossa (localizada na Escola Municipal Professora Armida Frare Gracia).

Redação com TRE