Foto: Soldado Priscila Carvalho /BPAmb-FV
Terrazza Panorâmico

Uma operação do Batalhão de polícia ambiental garantiu o resgate de 28 pássaros silvestres, nativos da região litorânea na manhã desta sexta-feira (16/02), no bairro Tabuleiro, em Matinhos.  As aves foram apreendidas em uma casa e num aviário da cidade.

A ação da 1ª Companhia de Polícia Ambiental Força Verde foi desencadeada após a Polícia Militar receber denúncias anônimas sobre a comercialização dos pássaros. Foram cumpridos mandados Busca e Apreensão, expedidos pela Comarca de Matinhos, e localizados quatro pássaros no aviário e mais 24 na residência do dono do estabelecimento.

Ainda de  acordo com a PM foram encontrados comprovantes de venda de aves, que foram repassados ao Ministério Público.

Além das aves e de gaiolas foram apreendidas também armadilhas utilizadas para a captura na mata. Dentre as espécies recuperadas estão um filhote de tucanos, trinca-ferros, canário da terra e um azulão, que é considerada espécie ameaçada de extinção.
Conforme informação da PM, o  proprietário da loja  foi encaminhado para lavratura do Termo Circunstanciado e um ofício sobre o caso foi encaminhado ao Ministério Público e ao Instituto Ambiental do Paraná, o IAP, para que as medidas cabíveis sejam adotadas.

Deixe uma mensagem