Foto: Divulgação/Marcha 8M

A cidade terá diversos atos e manifestações marcados para esta sexta-feira (8). A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude e da Assessoria de Direitos Humanos e Políticas para Mulher, preparou uma série de caminhadas simultâneas para colocar as curitibanas em movimento.

A programação começou às 8h com caminhadas saindo de bairros diferentes da cidade. Todas têm como destino a Praça Afonso Botelho, na Rua Engenheiros Rebouças, s/n, no Água Verde.

No local, a partir das 10h, as mulheres serão recebidas com atividades recreativas e de lazer, como aulas de alongamento, aulão de ritmos, tai chi chuan, além do ônibus Lilás, que estará na praça com orientações sobre direitos da mulher.

O dia internacional da Mulher também será marcado por protestos. Uma das manifestações foi batizada como “A resistência nos une, a luta nos liberta”. Neste ato, a programação começa ao meio dia na Praça Santos Andrade e se estende até às 20 horas da noite na Boca Maldita. 

Com organização da Frente Feminista de Curitiba e Região Metropolitana, a manifestação deste ano traz no mote ideias de resistência, luta e liberdade. Uma das organizadoras é Rosani Moreira, Integrante da Marcha Mundial das Mulheres. Ela explicou a programação para esta sexta-feira.

Dentro da programação também está prevista uma homenagem ás mulheres negras, as maiores vítimas de preconceito.

Repórter Fabio Buchmann