tabagismo
Foto: PMC
Terrazza Panorâmico

Nesta segunda-feira (26), será realizado um evento por ocasião do Dia Nacional do Controle do Tabagismo.

A organização prevê atividades para orientar a população sobre a prevenção das doenças causadas pelo tabagismo. Além disso, serão oferecidos exames, avaliação clínica e orientações sobre os riscos de câncer de boca, a não iniciação do tabagismo por meio do narguile, aleitamento materno, dinâmicas educativas e recreação para as crianças.

A ação é uma organização da Secretaria de Estado da Saúde (SESA) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba (SMS), o Hospital Erasto Gaertner, a UFPR (Universidade Federal do Paraná), a PUC-PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) e as sociedades brasileiras de Ortopedia e Traumatologia e Pediatria.

Tabagismo

O tabagismo é um grave problema de saúde pública, fator de risco para o desenvolvimento de diversas doenças crônicas como câncer, doenças pulmonares e doenças cardiovasculares. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o uso do tabaco é responsável por 63% dos óbitos relacionados às doenças crônicas não transmissíveis (DCNT).

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), 428 pessoas morrem a cada dia no Brasil por causa do tabagismo. Conforme dados do Inca, 12,6% das mortes registradas no país podem ser atribuídas ao fumo. Ao todo, 156.216 mortes poderiam ser evitadas todos os anos caso o uso do tabaco fosse eliminado.

A campanha do Dia Mundial Sem Tabaco foi criada em 1987 pela OMS. A Sesa oferece capacitação às Secretarias Municipais para a formação de grupos de apoio aos usuários que estão no processo de parar de fumar. No ano passado, 12.716 fumantes procuram unidades de saúde para receber ajuda.

Serviço

Dia Nacional do Controle do Tabagismo
Data: 26/08 – segunda-feira
Horário: das 9h às 16h
Endereço: Rua João Henrique Hoffmann, 125, Uberaba, Curitiba-PR, Centro Juventude Audi União. 

Da Redação, com informações da Secretaria Estadual da Saúde