Foto: Rodrigo Félix Leal/ANPr
Terrazza Panorâmico

Desde essa terça-feira (18) os paranaenses podem acessar a versão digital do documento de veículos.

O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) já está disponível junto com a CNH Digital no aplicativo Carteira Digital de Trânsito, que reúne os dois documentos de porte obrigatório no trânsito.

Assim como a CNH Digital, a versão eletrônica do CRLV traz todas as informações do documento impresso e tem a mesma validade jurídica do CRLV físico. Para ter o documento digital, o proprietário tem de ter pago o licenciamento do veículo de 2018.

O coordenador de gestão da informação do Detran Paraná, Stéfano Garcia, acredita que o documento digital traz mais praticidade ao motorista.

O cadastramento do veículo pode ser realizado no próprio aplicativo.

O usuário não precisa estar necessariamente logado à internet para ter acesso ao serviço. Tanto a CNH quanto o CRLV digital podem ser acessados pelo dispositivo móvel mesmo off-line.

Garcia conta que as carteiras de motorista emitidas a partir de 2017 já possuem o QR Code, que é o código que permite ao cidadão ter a versão digital da carteira.

O documento pode ser compartilhado para outra pessoa que utiliza o mesmo veículo, desde que ela já tenha instalado, em seu dispositivo móvel, o aplicativo. A distribuição pode ser feita para até cinco pessoas ao mesmo tempo.

Quem recebe o CRLV digital não consegue exportar ou compartilhar o documento, mas pode apresentá-lo às autoridades de trânsito. Quando o proprietário do veículo não quiser mais compartilhar o documento, é só cancelar a opção no aplicativo.

Segundo o Departamento de Trânsito do Paraná, o documento digital do usuário está protegido por uma senha de acesso de quatro dígitos, exigida para o login no aplicativo. O acesso pode ser feito também com a impressão digital do usuário nos celulares que já possuam leitor por biometria.

A autenticidade do documento é garantida pelo QR Code, que pode ser lido pelas autoridades para verificar se há alguma falsificação no documento durante uma fiscalização de trânsito.

O procedimento de obtenção do CRLV e da CNH Digital é 100% online, não sendo necessário o comparecimento do proprietário ao Detran de seu estado.

Repórter Francielly Azevedo com informações da AEN