Foto: Divulgação/Polícia Civil do Paraná

Um homem, de 44 anos, foi preso, nesta quinta-feira (14), em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, que mantinha um canil irregular, sem autorização de órgãos ambientais, no bairro Colônia Murici. A ação foi realizada pela Polícia Civil em conjunto com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de São José dos Pinhais.

As equipes constataram que o canil estava em péssimas condições sanitárias. A água era insalubre e o espaço físico insuficiente para a quantidade de animais. Mais de 30 cães de raças como rottweiler, dobermann e yorkshire, estavam no local.

A Polícia Civil encontrou, ainda, um gavião da espécie pinhé, preso em uma gaiola, o que também caracteriza crime, pois trata-se da posse de um animal silvestre sem autorização da autoridade competente.

O homem irá responder pela prática de maus-tratos contra os cães e por manter animal da fauna silvestre sem autorização em patrimônio privado.

Além da sanção penal, ele também receberá multas impostas pelo Município de São José dos Pinhais e pelo Instituto Ambiental do Paraná.Repórter William Bittar