Foto: Arquivo/ANPr

O governo do Estado divulgou que proprietários de veículos usados vão pagar menos IPVA em 2018 no Paraná. A pesquisa de mercado feita pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que é usada no cálculo do imposto, mostrou desvalorização média de 3,46% no preço dos veículos.

As porcentagens de redução variam de acordo com marca, modelo e ano de fabricação. Segundo o governo, o Paraná conta com 4,3 milhões de veículos tributados e 2,61 milhões não tributados.

O pagamento do IPVA 2018 começa no dia 10 de janeiro. Será concedido um desconto de 3% aos contribuintes que optarem pela quitação em parcela única, conforme calendário por final da placa.

Desta vez, o vencimento da primeira cota será distinto do da cota única. Para cota única o calendário terá início em 10 de janeiro e, o da primeira cota, em 22 de janeiro. Em 2017, 28,5% dos donos de veículos pagaram o imposto à vista.

Quem preferir, pode pagar em três parcelas, sem acréscimos, nos meses de janeiro, fevereiro e março, também observando os vencimentos de acordo com o último número da placa.

A maior parte da frota paranaense terá alíquota de 3,5% e o Estado pode arrecadar R$ 3,2 bilhões com o imposto. Ônibus, caminhões, veículos de carga, de aluguel ou que usam gás GNV pagam 1%. Há imunidade para veículos de propriedade da União, Estados e Municípios e isenção para táxi, ônibus de transporte urbano, para deficientes, destinados ao transporte escolar e os que foram fabricados há mais de 20 anos (antes de 1998).

Repórter Joyce Carvalho

Deixe uma mensagem