Eleições no TCE serão via aplicativo

Eleições no TCE serão via aplicativo
Foto: Reprodução/TCE-PR

Diante da necessidade de manutenção do distanciamento social para reduzir o contágio pela Covid-19, a eleição dos dirigentes do Tribunal de Contas do Estado do Paraná para o biênio 2021-2022 terá voto eletrônico, registrado por meio de aplicativo.

A eleição será realizada na próxima quarta-feira (9), na abertura da sessão ordinária nº 40/2020 do Tribunal Pleno, que desde o início de maio é feita por videoconferência. Os sete conselheiros escolherão o presidente, o vice-presidente e o corregedor geral da Corte para os próximos dois anos.

Elaborada pela Diretoria Geral do TCE-PR, a minuta do roteiro do processo de eleição (Requerimento Interno nº 739524/20) foi aprovada nesta quarta-feira (2 de dezembro), na sessão ordinária nº 39/20 do Pleno. Na proposta, a Diretoria Geral reforça a necessidade de se continuar evitando a aglomeração de pessoas, especialmente após o aumento do número de casos da doença no Paraná, que levou a Prefeitura de Curitiba e o Governo do Estado a estabelecer medidas mais restritivas à circulação de pessoas.

Em vez da tradicional cédula de papel, cada conselheiro registrará seu voto no aplicativo – instalado em computador ou aparelho celular – utilizando senha pessoal e secreta. Também por meio do aplicativo e usando suas senhas pessoais, o representante do Ministério Público de Contas (MPC-PR) registrará ciência e o presidente anunciará o resultado da votação.

A sessão será transmitida, ao vivo,  pelo portal do Tribunal,  pelo YouTube e pelas redes sociais do TCE-PR: Facebook e Twitter.

Da Redação com Assessoria de Comunicação