natal-programacao-curitiba
Foto: Daniel Castellano / SMCS
Terrazza Panorâmico

O Natal é época de amor, paz e solidariedade. Pensando nesse espírito natalino, é que a Prefeitura lançou a programação do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2019 nesta quarta-feira (6). Além das atrações, que vão iluminar a cidade, a ideia é encantar a vida de quem pouco tem.

Com o Natal Solidário, que pretende arrecadar, até 29 de novembro, 80 mil brinquedos novos, a prefeitura vai levar alegria e esperança para crianças carentes de até 12 anos de idade.

O presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Thiago Ferro, explica o perfil desses pequenos atendidos pela instituição.

Os brinquedos podem ser doados em qualquer uma das regionais da cidade ou pontos da prefeitura. Ferro destaca que os presentes precisam ser novos.

Serão 130 atrações promovidas pelo Poder Público e iniciativa privada. O prefeito Rafael Greca ressaltou que os artistas são todos locais.

A presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra, conta que as inúmeras atrações foram pensadas para firmar ainda mais Curitiba no roteiro natalino dos turistas.

Em relação a movimentação na cidade, um levantamento do Instituto Municipal de Turismo aponta que, no ano passado, os espetáculos natalinos reuniram cerca de 615 mil pessoas, o dobro do público de 2017. Desse total, mais de 92 mil eram turistas, o que representa um crescimento de 54%.

A expectativa de Greca é aumentar esse número em, pelo menos, 15%.

A economia também está em pauta quando o assunto é Natal. Uma das propostas é fomentar o comércio local. A Federação do Comércio do Estado do Paraná (Fecomércio) aponta que 6 mil vagas temporárias devem ser criadas em todo o estado durante o fim do ano.

O presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), Glaucio Geara, afirma que os lojistas estão confiantes. 

Emocionado com o clima natalino, Greca disse que lembra da infância.

Em Curitiba, já é Natal!

Repórter Francielly Azevedo