Foto: William Bittar

Lançado no dia 02 de outubro de 2018 para celulares com sistema operacional Android, o APP 190 da Polícia Militar do Paraná já está disponível para quem utiliza celulares com o sistema IOS. O aplicativo permite ao usuário acionar a PM em situações emergenciais, sem a necessidade de ligar para o telefone 190.

São pouco mais de quatro meses de funcionamento do aplicativo que tem como principal destaque um campo específico para enviar fotos e vídeos das ocorrências, o que serve para preparar o policial militar que vai atender a situação.

Até o dia 02 de fevereiro, foram abertas 1.429 ocorrências via aplicativo para Android, a maioria em Curitiba, com 976, seguida de Colombo, com 92 e São José dos Pinhais, com 81.

A grande maioria dos pedidos foi para perturbação do trabalho ou sossego, mas também tiveram situações de lesão corporal e violência doméstica e abordagem de suspeitos.

O capitão Cláudio Pruss, integrante da Central de Operações Policiais Militares (COPOM) explica que o aplicativo não serve para diminuir a atuação no telefone 190, mas sim, ampliar as formas de contato da população com a corporação.

O usuário pode solicitar atendimento em situações de perturbação de sossego, violência doméstica, acidentes de trânsito, brigas, rixas, tumultos, roubos e furtos, ou seja, ocorrências que são atendidas diariamente pelas equipes de rua.

O capitão reforçou que via aplicativo o número de trotes à Polícia Militar é zero, uma vez que o usuário precisa fazer um cadastro no Governo Digital para utilizar a plataforma.

Segundo a Polícia Militar, até o final do ano, o aplicativo estará disponível também para todos os municípios paranaenses.

Atualmente, o Aplicativo 100 está disponível para usuários de Curitiba e Região Metropolitana e à disposição de aproximadamente três milhões e duzentas mil pessoas, além de cerca de 100 mil com deficiência auditiva.

Repórter William Bittar