Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Terrazza Panorâmico

Começa nesta quinta-feira (7), o prazo para envio da Declaração do Imposto de Renda. O programa gerador da declaração já está disponível na página da receita em receita.fazenda.gov.br.

Diferente dos outros anos, em 2019 o contribuinte não precisará baixar dois programas, um para realizar a declaração e outro para transmissão do documento. Para fazer a declaração é necessário baixar um único programa como explica o vice-presidente do Sindicato das Empresas Contábeis do Paraná (Sescap) Gilson Strechar.

Outra mudança na declaração deste ano é referente à forma como são declarados os dependentes. Em 2019 a informação sobre o número do documento dos dependentes não é mais facultativa e sim obrigatória, como conta Gilson Strechar.

O contribuinte deve ficar atento também a alguns dados que em declarações anteriores não eram solicitados. Em 2019 o contribuinte deverá informar a alíquota utilizada pela empresa pagadora sobre o imposto recolhido na fonte. Gilson Strechar explica onde encontrar este dado.

O prazo para declaração do Imposto de Renda 2019 encerra às 23 horas e 59 minutos do dia 30 de abril. O primeiro lote de restituição para aqueles que têm direito, começa no dia 17 de junho.

Repórter Vanessa Fernandes