Foto: Giuliano Gomes/SEED
Terrazza Panorâmico

A Secretaria da Educação orientou os colégios da rede estadual para que mantenham pedagogos nos cinco dias da semana nas unidades, em turno completo. A carga horária dos pedagogos, de acordo com a orientação atual, será de 20 horas-relógio e não de 20 horas-aula, conforme demanda da categoria.

O entendimento é de que a permanência dos pedagogos nas escolas todos os dias é essencial para o bom desenvolvimento de todo o trabalho e gestão pedagógica.

A Secretaria de Educação avaliou a proposta da categoria para que a carga de trabalho considerasse 20 horas-aula. No entanto, verificou-se que qualquer alteração significaria deixar cerca de 700 escolas sem a assistência de um pedagogo em um dia da semana, o que prejudicaria o fortalecimento da gestão pedagógica.

O secretário e a equipe gestora se reuniram na semana passada com representantes dos pedagogos da rede estadual para discutir as demandas dos profissionais e expor o plano de trabalho da Secretaria para o fortalecimento da gestão pedagógica das escolas.

Repórter Lucian Pichetti