Foto: Prefeitura de União da Vitória

União da Vitória, no Sudeste Paranaense, fica 243 km a oeste da capital do estado. As primeiras expedições na região ocorreram em 1726. Porém, não estabeleceram nenhum núcleo de povoamento. Nessa época os índios botocudos e caingangues habitavam densamente esta área. Com a descoberta dos Campos de Palmas, e a ocupação dos mesmos, surgiu a necessidade de encurtamento do caminho entre Palmas e Palmeira, para onde seriam conduzidas as tropas de gado.
Em 1842 surgiu o local denominado de Porto União, alterado em 1855 para Porto União da Vitória, e em 1877 para Freguesia de União da Vitória. O município de União da Vitória foi fundado em 1890. Tem uma área de 720 Km2 e uma população de pouco mais de 56 mil habitantes, a cidade é banhada rio Iguaçu e possui áreas de florestas de araucárias. Sua economia é baseada no turismo, agricultura e serviços.

A cidade faz divisa com Porto União, no estado de Santa Catarina, através de uma linha férrea e também pelo Rio Iguaçu, que corta o município. Essa divisão entre as duas cidades, forma um único núcleo urbano de aproximadamente 89.000 mil habitantes. As duas cidades são conhecidas como as “Gêmeas do Iguaçu”.

Ouça mais um episódio do Especial “Cidades do Paraná”:

Deixe uma mensagem