Foto: Exército Brasileiro
Terrazza Panorâmico

A 5ª Divisão do Exército realiza nesta terça-feira (18) em todo Paraná e em Santa Catarina, a Operação Acolhida que tem por objetivo fiscalizar explosivos, produtos químicos, blindagens, armamentos e munições.

De acordo com o chefe do serviço de fiscalização de produtos controlados da 5ª região militar Coronel Paulo Roberto Aguiar da Costa, o diferencial desta operação é o reforço na estrutura de segurança para os integrantes das equipes de trabalho.

As equipes de fiscalização verificam a documentação, condições de segurança, armazenamento, comercialização e transporte relacionados à utilização de explosivos por mineradoras e pedreiras, o uso de produtos químicos controlados e de blindagens. Também serão fiscalizadas armas de fogo, munições e insumos em lojas cadastradas junto ao exército.

O coronel Paulo Roberto Aguiar da Costa destaca ainda que os explosivos e armamentos são o foco principal da ação, já que estes tipos de materiais têm sido usados em diferentes ocorrências criminosas.

Para que um produto seja considerado de controle pelo exército, é avaliado o poder de destruição e a propriedade de riscos destes materiais, que indicam a necessidade de manipulação por pessoas habilitadas com o objetivo de garantir a segurança de todos.

Participaram da operação 291 militares, oito policiais civis, três  policiais militares, dois agentes da receita estadual  e três policiais rodoviários federais.

Repórter Vanessa Fernandes