Foto: Vanessa Fernandes
Terrazza Panorâmico

Um país à frente do tempo em inovação, tecnologia e que há anos desponta como expoente na educação. Estas são apenas algumas das características apresentadas sobre a Finlândia, numa exposição aberta nesta quinta-feira (3) no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC).

Além de abrir oficialmente a exposição, o embaixador da Finlândia Jouko Leinonen participou de uma reunião de cooperação técnica com o prefeito Rafael Greca.

A mostra aberta em uma das salas do IPPUC, traz banners com os diferentes setores em que a Finlândia se destaca. O país escandinavo é o que tem a maior cobertura florestal do planeta com 79% de sua área total, além disso outra expertise  é na área da tecnologia, desde os celulares, com a fabricante de aparelhos Nokia que é um orgulho nacional, até pesquisas inovadoras na área médica, com a fabricação de equipamentos funcionais, leves e compactos.

Uma das áreas em que a Finlândia se destaca mundialmente é a educação. De acordo com o embaixador Jouko Leinonen, a educação foi a base para o desenvolvimento em todos os outros setores. O embaixador relatou que lá o investimento em educação equivale a 6% do PIB do país, e lembrou que o número é idêntico ao do Brasil.

O foco principal da mostra é o design finlandês, onde o visitante pode conhecer mais da criatividade escandinava em móveis, equipamentos esportivos, aparelhos médicos, entre outros. O destaque fica também para o design criativo das saunas, uma mania nacional. Por lá existem mais de três milhões delas, o que proporcionalmente daria uma sauna por habitante.

Mas como a educação é a menina dos olhos daquele país, este foi o principal assunto, na reunião de cooperação técnica entre o embaixador e o prefeito Rafael Greca.

Greca deseja enviar uma comitiva de pedagogos e professores para a Finlândia, para conhecer mais sobre as experiências que fizeram com que o país, alcançasse o patamar de melhor sistema educativo do mundo.

A exposição Design aplicado à indústria finlandesa fica no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC) até o dia 11 de outubro. O IPPUC fica na Rua Bom Jesus, 669, no Cabral.

Repórter Vanessa Fernandes