Foto: Divulgação Prefeitura de Curitiba

Famílias que moram à beira do rio na Vila 29 de Outubro, no bairro Caximba, em Curitiba, serão realocadas no próximo fim de semana para casas provisórias, que serão construídas em terrenos nas proximidades, longe do risco de inundações. Serão 18 casas construídas pela ONG TETO em um projeto em parceria com a Prefeitura de Curitiba e a Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab).

Cerca de 250 voluntários do TETO vão participar do mutirão para construir as casas.

De acordo com o gestor do projeto TETO Brasil, Lucas Kogut, essa é uma parceria inédita no país. A Cohab, em conjunto com a associação de moradores, definiu os locais onde as moradias serão erguidas.

A organização ajuda pessoas em situação de vulnerabilidade social. As famílias que serão realocadas foram escolhidas de acordo com o grau de risco que as moradias em que elas vivem atualmente apresentam.

As novas casas são provisórias, até que a regularização da área seja feita. O projeto está em andamento na Cohab.

Kogut explica que a ONG TETO Brasil ajuda na construção de casas para que as pessoas tenham direitos garantidos.

Além das 18 casas que serão feitas em parceria com a prefeitura, outras cinco serão construídas na comunidade Santa Cruz, em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba.

A ONG TETO aceita voluntários. Quem quiser ajudar pode procurar a organização por meio das redes sociais é só digitar TETO Brasil Paraná.

Repórter Francielly Azevedo