Foto: Reprodução/AEN
Terrazza Panorâmico

Neste 25 de setembro é comemorado o dia do Farmacêutico. Para celebrar, a data o Conselho Regional de Farmácia do Paraná (CRF-PR) lança a campanha de orientação à população sobre imunização.

Segundo o gerente técnico-científico do CRF-PR, Jackson Rapkiewicz, apesar de todo o esforço da classe farmacêutica no Estado, o crescimento dos grupos contrários à vacinação preocupa.

“Por incrível que pareça existem muitas pessoas que estão deixando de se vacinar, deixando de vacinar seus próprios filhos, em função de notícias que circulam na internet. Muitas vezes essas notícias não tem fundamentação científicas, são sensacionalistas. Assim as pessoas deixam de se vacinar e vacinar seus filhos por conta de informações incorretas” explicou Rapkiewicz.

Os primeiros sinais de queda nas coberturas vacinais no Brasil começaram a aparecer em 2016. De lá para cá, doenças já extintas voltaram a ser motivo de preocupação entre autoridades sanitárias e profissionais de saúde. Amazonas, Roraima, Rio Grande do Sul, Rondônia e Rio de Janeiro são alguns dos estados que já confirmaram casos de sarampo este ano. Segundo Jackson, as vacinas podem até causar reações alérgicas em algumas pessoas, mas são seguras.

“As pessoas tem medo da vacinação, de acontecerem reações adversas graves, mas as vacinas são muito vantajosas. Vale muito a pena você se vacinar porque os pequenos riscos de reações adversas compensam muito mais do que você ter uma doença grave que pode te deixar com sequelas, ou até mesmo a morte”

Nesta terça, desde às 9h até as 14, farmacêuticos orientam a população na Boca Maldita e oferecem diversos serviços.

“Um evento aqui em Curitiba e também no interior. Com auxílio das universidades e estudantes de farmácias estaremos oferecendo alguns serviços como aferição da pressão arterial, glicemia capilar (aquela que você faz um furo na ponta do dedo) e estaremos ali com farmacêuticos alertando a população sobre os riscos e benefícios das vacinas e também com orientações gerais sobre medicamentos” concluiu Jackson.

Além de Curitiba, outras sete cidades do Estado recebem as ações, nesta semana. A lista de municípios e horários você encontra no site do Conselho de Farmácia.

Repórter Lucian Pichetti

Deixe uma mensagem