Feira de profissões da UFPR promove intercâmbio com estudantes de outros estados

Feira de profissões da UFPR promove intercâmbio com estudantes de outros estados
Foto: Reprodução/UFPR

Começou nesta quinta-feira (23) e segue até o próximo domingo (26) a Feira de Cursos e Profissões da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Nos dois primeiros dias a visitação é aberta para escolas que realizaram agendamento prévio. No fim de semana, a feira estará aberta a toda comunidade.

São 129 estandes, com 119 cursos de graduação. A Feira de Cursos e Profissões da Universidade Federal do Paraná (UFPR) pretende auxiliar os alunos do ensino médio de escolas públicas e particulares na escolha da carreira profissional.

A feira é gratuita. Com a supervisão de professores, acadêmicos de graduação explicam todos os detalhes e tiram dúvidas sobre o curso e mercado de trabalho.

O pró-reitor de graduação da UFPR, Eduardo Barra, ressalta que esse contato é fundamental para auxiliar na escolha da profissão.

Um dos espaços mais procurados é o do curso de física. O professor José Pedro Mansueto explica o que é encontrado no estande.

Alessandra Nakonetchnei é estudante do 10º período de física e acredita que a troca de experiências é necessária.

A opinião é a mesma de quem ainda vai entrar na universidade. Mabel Bozza tem 17 anos. Ela é estudante do Colégio Estadual Elias Abrão e já escolheu que vai cursar história.

Thiago Carvalho é estudante do Colégio Estadual Julio Mesquita, ele tem 18 anos e vai prestar vestibular para engenharia mecânica.

Além dos estudantes das escolas de Curitiba e região, o pró-reitor conta que a feira de cursos e profissões recebe caravanas de várias localidades. A expectativa é bater a marca de 115 mil visitantes, registrada no ano passado.

A feira é realizada no complexo UFPR, em Piraquara, na região metropolitana de Curitiba. Há estacionamento gratuito para ônibus e carros. No local também foi instalada uma praça de alimentação com barracas e food trucks.

Repórter Francielly Azevedo