Foto: IAP
Terrazza Panorâmico

O  feriado da proclamação da república, celebrado nesta sexta-feira (15), será o último do ano antes da temporada de verão, que no Paraná deve ter início oficial no dia 20 de dezembro. O momento é de preparação e expectativa para hotéis, pousadas, restaurantes e comércio em geral, já que é dos poucos feriados prolongados deste ano.

O vice-presidente da Associação Comercial e Empresarial de Matinhos (ACIMA) Ricardo Simino, diz que a expectativa é grande pela chegada dos turistas que devem visitar o litoral do Paraná neste feriado.

Como disse o vice-presidente da Associação Comercial de Matinhos a previsão é de um feriado prolongado com tempo bom. De acordo com informações do Simepar, a sexta-feira, dia do feriado será de tempo estável com nebulosidade variável no litoral, mas sem a ocorrência de chuvas. A Ecovia, concessionária que administra o trecho da BR 277 entre Curitiba e o litoral paranaense, prevê que mais de 136 mil veículos devem seguir em direção às praias.

Ricardo Simino conta ainda que hotéis, pousadas e restaurantes tem mantido o ritmo de atendimento graças a eventos esportivos que acontecem regularmente no litoral, especialmente as competições de triathlon  que acontecem na praia de Caiobá.

De acordo com levantamento realizado pela Associação Comercial e Empresarial de Matinhos, a cada ano ao menos 20% a mais de turistas vindos de outros estados visitam o litoral paranaense. Ainda segundo este levantamento, o litoral do Paraná tem recebido nos últimos anos, pelo menos 10% a mais de turistas vindos da Argentina, Uruguai e Paraguai. 

Repórter Vanessa Fernandes