Foto: arquivo/CMC

Ferrovias que cruzam Curitiba e outras regiões do Paraná passam por uma fiscalização nesta terça-feira (30). A ação é coordenada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná, o Crea, e verifica as condições de uso das linhas férreas.

Em Curitiba os ficais do Crea vão passar pelo cruzamento da a Rua XV de Novembro e a Rua Padre Germano Mayer, no Alto da XV; e em seguida pelo cruzamento da Avenida Anita Garibaldi com a Rua Flavio Dallegrave, no Boa Vista.

A fiscalização também acontece nesta semana em Guarapuava, Londrina, Maringá, Apucarana e Ponta Grossa. A operação vai verificar as condições dos cruzamentos entre ferrovias e ruas ou estradas como parte da prevenção de acidentes com trens.

Em cada local selecionado para fiscalização serão verificados aspectos como a sinalização vertical e horizontal, conservação da pavimentação e da ferrovia e a visibilidade da ferrovia a partir da faixa de retenção dos automóveis.

O Crea reforça a importância de pessoas capacitadas realizarem o projeto, a execução, a operação e a manutenção da malha ferroviária. Lembrando que a responsabilidade pelas condições na passagem em nível é compartilhada pelo município e a empresa que opera a linha férrea.

Após a fiscalização, vai ser feito um relatório. De acordo com os resultados o conselho deve solicitar providências aos órgãos e empresas responsáveis.

Repórter Ana Krüger

Deixe uma mensagem