Foto: Divulgação

Boa comida, boa bebida e boa música! Quem não gosta? Duas festas tradicionais prometem agitar o fim de semana na grande Curitiba. Começou nesta quinta (7) e vai até domingo (10) a 54ª Festa da Uva de Colombo, no Parque Municipal da Uva. O vice-prefeito, Sérgio Pinheiro, explica que a cidade abriga a maior colônia italiana do Paraná e também a festa mais tradicional.

Além dos shows com artistas do circuito nacional, a gastronomia é outro ponto forte da festa, que conta com comidas típicas italianas. Na cozinha instalada no Pavilhão de Eventos, o público vai provar risoto, frango (assado e frito), polenta e macarrão. Para outros paladares, há também comida de food truck, churrasco e costela fogo de chão.

É claro que a fruta que dá nome a festa também é destaque. Tem uva in natura (terci, rosada e branca), além de vinhos, sucos e geleias. Os ingressos têm valores a partir de R$ 20.

Santa Felicidade

Mas não é só em Colombo que se celebra a tradição italiana e a colheita da uva. Há 60 anos a Festa da Uva de Santa Felicidade, em Curitiba, reúne famílias e amigos no Bosque São Cristóvão.

A 61ª edição começa nesta sexta (8) e vai até domingo.

Na programação, música, grupos folclóricos e, claro, a cozinha do colono italiano, com polenta, frango, risoto e macarronada.

Todos o dinheiro arrecadado na festa é destinado às obras assistenciais da Paróquia de Santa Felicidade.

A festa, que começou como uma quermesse de bairro, hoje recebe milhares de visitantes de todos os cantos de Curitiba. Na primeira noite, nesta sexta, os integrantes do Grupo Folclórico Ítalo-Brasileiro de Santa Felicidade distribuirão aos presentes uma porção para degustação de macarrão ao molho bolonhesa com queijo ralado. Durante a festa, é possível comprar vinhos colonial e de mesa, suco de uva, caixas de uva, doces e artesanato.

Repórter Lucian Pichetti