Foto: divulgação.

Sábado é dia de levar os cachorros para brincar no Parcão, o gramado vizinho ao Museu Oscar Niemeyer (MON). Este sábado (15), porém, é diferente: além dos cães, o espaço acolhe os músicos do 5º Festival BBSeguros de Blues e Jazz, entre 11h e 19h, com entrada franca. Entre os convidados, dois históricos guitarristas do rock brasileiro: Sérgio Dias, d’Os Mutantes (trio também formado por Arnaldo Baptista e Rita Lee nos anos 60); e Luiz Carlini, do Tutti-Frutti (o segundo grupo de Rita, nos anos 70). “Sou amigo do Sérgio (Dias) desde a infância. Fomos até expulsos do colégio juntos”, contou para a CBN Curitiba. Foi Sérgio quem convidou Carlini (foto) para esta apresentação, marcada para às 16h20.

É de Carlini o solo que encerra Ovelha Negra, clássico de Rita Lee, gravado em 1975. A guitarra usada na canção é personagem de uma das melhores histórias do músico: “Eu estava no Rio de Janeiro, caminhando à noite, quando um austríaco que eu nunca tinha visto antes me perguntou se eu não queria comprar uma guitarra. Como é que ele sabia que eu era músico? Foi muito louco. Comprei a guitarra”.

Carlini conhece Curitiba de outros carnavais. Ou melhor, de outros blues e rocks: “Toquei com o Bartenders, toquei com A Chave e com o Blindagem. Conheço todo mundo aí!”, lembrou, citando nomes básicos da história musical da cidade.

O roteiro do festival também inclui o trombonista Raul de Souza, a banda Sotak Jazz Fusion e os guitarristas André Christovam e Jimmy Burns, norte-americano de 76 anos, considerado um ícone do blues. Paralelamente, a área externa do MON também vai oferecer, neste sábado, um espaço de recreação infantil, com oficinas de desenhos, colagens e malabares. Não será por falta de atividades para crianças que os pais vão perder este dia de jazz, blues e rock.

Aqui, a programação completa do 5º BB Seguros de Blues e Jazz.

(Ayrton Baptista Junior)