Foto: Nani Gois/Alep

Líderes de blocos partidários indicaram nesta quarta-feira (27) à Mesa Executiva da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep) os nomes dos deputados titulares e suplentes que formarão a Comissão Especial que vai analisar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que propõe acabar com o pagamento vitalício de aposentadoria aos ex-governadores do Estado.

Atualmente, 12 ex-governadores, viúvas ou dependentes recebem o benefício no estado, cada um no valor de mais de R$ 30 mil por mês.

O relator da proposta, deputado Homero Marchese (PROS), explicou à CBN Curitiba que depois da apresentação de emendas, a Comissão tem até 10 sessões ordinárias para apresentar um parecer sobre o mérito da matéria e das emendas apresentadas pelos deputados, mas ele acredita que isso deve ser feito até antes do prazo.

O parlamentar também frisou a emenda que irá apresentar para que a PEC atinja os ex-governadores que já recebem a aposentadoria e não apenas para os futuros ex-governadores.

Após passar pela Comissão Especial, a proposta deverá ser votada em Plenário. Serão duas votações, com intervalo de cinco sessões entre a primeira e a segunda votação.

A expectativa é que a proposta seja votada em Plenário ainda no mês de abril.

Repórter William Bittar