Governador confirma retorno de aulas extracurriculares

Governador confirma retorno de aulas extracurriculares
Foto: Arnaldo Alves / ANPr.

O governador Ratinho Junior (PSD) confirmou que as aulas extracurriculares podem voltar no Paraná no próximo dia 19 de outubro de maneira gradual. A afirmação foi feita na manhã desta sexta-feira (9), durante coletiva de imprensa no Palácio Iguaçu. Conforme o chefe do Poder Executivo, um estudo está sendo feito pelas Secretarias de Estado da Educação e da Saúde.

As aulas na rede pública estadual do Paraná estão suspensas desde 20 de março, em razão da pandemia de Covid-19. O governo chegou a prever o retorno para setembro, mas ele não aconteceu em função dos números do novo coronavírus.

Segundo a Secretaria de Estado da Educação (SEED) deve ser retomado apenas 2% da rede, com consulta da comunidade escolar, unicamente em localidades seguras, indicadas pela Secretaria da Saúde, mantendo-se 98% da rede exclusivamente com aulas não presenciais.

O retorno “teste” deve ocorrer para os alunos do 8° e do 9° ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio. Entre as regionais estão Umuarama, Cianorte, Francisco Beltrão, Pato Branco, Ponta Grossa e Wenceslau Braz.

Conforme o Governo do Estado, mesmo que seja criado um protocolo de retorno às aulas, os municípios terão autonomia para definir sobre a volta das atividades.

Repórter Francielly Azevedo