Foto: José Fernando Ogura/AEN
Terrazza Panorâmico

As obras de duplicação da PR-092, a Rodovia dos Minérios, têm início neste mês. Serão investidos 90 milhões e 600 mil reais para construir novas pistas, vias marginais, pontes, viadutos, passarela, calçadas e ciclovias no trecho entre Curitiba e Almirante Tamandaré, em uma extensão de mais de 4 quilômetros.

O contrato entre o Departamento de Estradas de Rodagem, DER do Paraná, e a empresa que venceu a licitação já foi assinado. O prazo de execução é de dois anos.

A duplicação começa um pouco antes da ponte sobre o Rio Barigui, próxima ao entroncamento com o Contorno Norte de Curitiba. O diretor geral do DER Estadual, Fernando Furiatti, destacou que o novo pavimento será reforçado

Ainda serão construídas calçadas para pedestres e ciclovia nos dois lados da pista. Além disso, a obra inclui uma passarela para pedestres.

Antes da pavimentação da PR-092, serão executadas obras de cinco pontes e dois viadutos. Das cinco pontes existentes sobre o Rio Barigui no trecho, quatro serão demolidas e substituídas, e uma será mantida para uso local, mas devido a uma alteração no traçado da pista ela não fará mais parte da rodovia.

Uma outra ponte será construída no traçado novo. Em cada travessia sobre o rio serão construídas duas estruturas independentes, uma para cada sentido da via.

Também serão implantados dois viadutos no trecho, com comprimento de 38 metros, para facilitar o retorno dos veículos. Assim como nas pontes, serão duas estruturas em cada local, uma para cada sentido da via. As obras ainda incluem instalação de sinalização e sistema de drenagem.

Repórter Fábio Buchmann