(Foto: Geraldo Bubniak/ANPr)
Terrazza Panorâmico

O governo do Paraná lançou, nesta terça-feira (4), a campanha Junho – Paraná sem Drogas. A ideia é promover ações de conscientização e prevenção ao uso de entorpecentes, falando sobre os riscos do uso e abuso de álcool e outras drogas, e incentivar a busca de orientação, esclarecimento e tratamento, disponível na rede pública de saúde.

O governador Ratinho Junior afirmou que, embora a campanha aconteça no mês de junho, o combate as drogas precisa ser diário.

O projeto inclui ações conjuntas das secretarias da Segurança Pública, da Justiça, Família e Trabalho e da Educação e do Esporte. Serão feitas palestras, concurso e orientações em vários municípios paranaenses. Curitiba, por exemplo, concentra as ações entre os dias 24 e 29, com o lançamento da Semana Municipal de Prevenção ao Uso de Drogas, com destaque para o Fórum Popular Contra as Drogas, dia 28, na Câmara Municipal.

O governador destacou que o poder público, a família e toda a sociedade devem trabalhar juntos no enfrentamento do problema.

Atualmente, o Paraná conta com 96 Conselhos Municipais de Políticas Públicas Sobre Drogas, e outros 24 estão em fase de criação. Cada conselho é responsável por promover, em sua região, palestras, seminários, rodas de conversas em escolas e caminhadas. As ações são voltadas ao público jovem e direcionadas à prevenção e conscientização dos malefícios do uso de drogas.

Repórter Francielly Azevedo