Foto: Arnaldo Alves / ANPr.

Foi publicado no Diário Oficial do Executivo o decreto que determina o contingenciamento de 20% do orçamento do estado.

A medida foi uma das primeiras anunciadas pelo governador Ratinho Jr, logo antes da primeira reunião com o secretariado, no dia 02 de janeiro, quando defendeu o corte como uma forma de economizar e fazer sobrar recurso para ações do governo.


Na edição do Diário Oficial datada de segunda-feira (07), mas divulgada nesta quarta-feira (09), consta a relação completa de despesas que devem ser limadas pela administração. Em mais de uma centena de páginas são listadas a natureza da despesa e o valor que não sairá dos cofres públicos, conforme determinado pelo novo governo.

Também no Diário Oficial do 07 de janeiro, foi divulgado outro decreto, que define a revisão de todos os atos normativos publicados pelo governo nos dois últimos meses da gestão Cida Borghetti (PP). A ação determina que os titulares dos órgãos e entidades do Estado façam a análise desses contratos “para avaliação de aderência aos compromissos da Nova Gestão”. O pente fino nos contratos firmados nos últimos sessenta dias de 2018 também já havia sido anunciado previamente por Ratinho Jr.

Repórter Cristina Seciuk