parque-estadual-de-vila-velha
Foto: Divulgação Parque Vila Velha
Terrazza Panorâmico

Após anunciar há algumas semanas que o Parque Estadual de Vila Velha, nos Campos Gerais, seria privatizado, o Governo do Paraná finalmente publicou o edital de concessão. O processo é direcionado para empresas interessadas em investir na melhoria da estrutura do parque e do seu entorno. O objetivo do Poder Executivo é potencializar os atrativos turísticos do local.

O Estado vai conceder área do parque preestabelecida para que sejam desenvolvidas atividades de uso público e turismo. O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) continuará como órgão administrador, responsável pela política pública do local e por monitorar se a gestão obedece ao plano de manejo.

O secretário de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, acredita que a concessão vai impulsionar a visitação em Vila Velha e, com isso, fomentar a economia local.

A empresa que receber a concessão poderá investir em diversas atividades como hotelaria, eventos e esportes de aventura.

Processos semelhantes devem acontecer em diversos parques pelo Paraná. Isso porque, na semana passada, os deputados estaduais aprovaram na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), o projeto de lei que autoriza o governo do Estado a conceder à iniciativa privada a exploração total ou parcial de parques estaduais. A mensagem do governo tramitou no legislativo em regime de urgência.

Na ocasião, o líder do governo na Assembleia, deputado Hussein Bakri (PSD), afirmou que o objetivo da concessão é promover eficiência e qualidade de gestão no uso das Unidades de Conservação Estaduais.

O edital para concessão do Parque Estadual de Vila Velha pode ser acessado no site da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo.

Repórter Francielly Azevedo