Foto: Reprodução/AEN
Terrazza Panorâmico

A região Noroeste do Paraná vai receber investimentos do governo do Estado. Recursos para o Hospital Regional de Paranavaí e um plano de irrigação agrícola estão nos planos de desenvolvimento da região.

Serão quase R$ 20 milhões para equipar o hospital. O projeto começou há 4 anos, quando a construção de um então ambiente privado ainda não havia sido incorporada ao ambiente público da Santa Casa de Paranavaí. 80% dos leitos serão destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS). O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, afirmou que os equipamentos são fundamentais para o atendimento a pacientes de 28 municípios.

Já os investimentos para o plano de irrigação vão acontecer em parceria com o Banco Regional de Desenvolvimento Econômico e Social (BRDE). Um dos objetivos é aumentar a prática em pequenas e médias propriedades rurais. O governo do Estado afirma que vai zerar o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para os produtos usados no processo de irrigação. Segundo o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, o planejamento vai mudar a economia da região.

Com colaboração de Johan Gaissler, repórter Marcelo Ricetti.