Bebê foto criado por freepic.diller - br.freepik.com

Marcelo Guimarães Rodrigues – ginecologista

Qual a idade ideal para engravidar? Com a mudança do papel social da mulher, muitas estão optando por serem mães mais tarde. Dados do Ministério da Saúde mostram que a taxa de gravidez tardia subiu 49,5% em 20 anos.

Mas, escolher ser mãe após os 35 anos pode representar alguns pontos que precisam de atenção. Um deles é a menopausa precoce, que pode ocorrer antes dos 40 anos de idade.

O médico ginecologista Marcelo Guimarães Rodrigues explica que não é possível determinar exatamente quando a menopausa irá acontecer.

Conforme o especialista, após os 35 anos a chance de engravidar cai de 15% a 20%, porque a mulher já nasce com todos os seus óvulos e eles vão diminuindo com o passar dos anos.

A gravidez tardia é considerada de alto risco, pois a gestante tem maior chance de desenvolver hipertensão e diabetes. Também aumentam os riscos de aborto, parto prematuro e que o bebê tenha síndrome de Down.

O ginecologista ainda destaca que quando a mulher tenta engravidar por mais de dois anos e não consegue é necessário fazer exames de fertilidade. Diante disso, ele ressalta que o problema às vezes pode estar no parceiro.

Se a mulher planeja ser mãe mais tarde, o acompanhamento médico e a realização de exames regulares são indispensáveis.