Foto: EBC
Terrazza Panorâmico

Unidades de saúde dos municípios paranaenses estão abertas hoje (18) para o Dia D da campanha de vacinação contra a poliomelite e o sarampo. Quem não teve tempo de levar as crianças ao postinho durante a semana tem até às 17h deste sábado para isso.

No Paraná, 89% do grupo prioritário da campanha – crianças de um ano a menores de cinco –  ainda devem se vacinar.

A campanha de vacinação teve início no dia 6 de agosto e, até agora, 181.954 doses foram aplicadas no Paraná. Isso corresponde a 15,82% da cobertura vacinal da poliomielite e 15,48% do sarampo.

O diretor do Centro estadual de Epidemiologia, João Luis Crivellaro, reforça a importância de os pais levarem a carteirinha de vacinação dos filhos.

Para a poliomielite as crianças que não tomaram nenhuma dose durante a vida vão receber a Vacina Inativada Poliomielite (VIP). Os menores de cinco anos que já tiveram tomado uma ou mais doses recebem a Vacina Oral Poliomielite (VOP), a conhecida gotinha.

Já no caso do sarampo, todas as crianças recebem as doses da tríplice viral, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias. A campanha segue até 31 de agosto.

Se você não conseguir levar o pequeno hoje ao postinho, não se preocupe. As vacinas seguem disponíveis, até o dia 31, nas 2.200 unidades de saúde do Paraná, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Em Curitiba, 110 postos oferecem as doses.

Apesar de a campanha ser voltada as crianças, a Secretária da Saúde orienta que mesmo os adultos, que não foram vacinados na infância contra a doença, podem procurar os postos de saúde para se imunizar.

Repórter Lucian Pichetti

 

Deixe uma mensagem