Foto: Policia Civil
Terrazza Panorâmico

A jiboia de aproximadamente dois metros foi apreendida pela Polícia Civil, nesta segunda-feira (9), no bairro Santa Quitéria, em Curitiba. O animal estava em uma residência.

De acordo com o delegado Matheus Laiola, da Delegacia do Meio Ambiente, os policiais chegaram até o local após uma denúncia anônima.

O homem, de 35 anos, que estava de posse do animal, foi autuado em flagrante por manter animal silvestre sem autorização.

Por definição, animal silvestre é “todo aquele de espécie que naturalmente nasce e vive em ambientes naturais tais como florestas, savanas, oceanos e rios”.

Para manter um animal silvestre é necessária autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). 

Mesmo alegando não saber que o documento era falso, o tutor da jiboia vai responder pelo crime.

No fim do mês passado, a Polícia Civil apreendeu uma coruja, três tarântulas e cinco cobras em uma residência de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba.

No Brasil, o tráfico ilegal e a caça de animais silvestres são crimes previstos em lei, passíveis de multa que varia de R$ 500 a R$ 5 mil, por animal, e detenção de seis meses a um ano.

Repórter Francielly Azevedo