Foto: Ibama
Terrazza Panorâmico

Agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreenderam nesta quarta-feira (9), madeira de araucária extraída sem autorização e fecharam uma serraria que funcionava ilegalmente em Bituruna, na região sul do estado.

A operação de hoje é uma continuação da Operação Oncideres, deflagrada no dia 16 de abril e que teve sua primeira etapa concluída no dia 28 de abril.

De acordo com o Coordenador de Operações do Ibama Fernando Nunes o foco da operação é coibir a extração ilegal da madeira e combater ilegalidades cometidas pelas serrarias que beneficiam produtos madeireiros de Araucária.

Além da apreensão de 27 metros cúbicos da madeira que equivalem à carga de cinco caminhões caçamba, foram aplicados autos de infração no montante de R$30 mi. A serraria que teve a atividade embargada teve também os maquinários lacrados. Foram aprendidas ainda duas motosserras.

Nas ações do Ibama toda a madeira apreendida é destinada a órgãos parceiros para utilização já que a comercialização é proibida. Nesta etapa da Operação Oncideres a prefeitura de Bituruna ficou como depositária da madeira apreendida.

Repórter Vanessa Fernandes

Deixe uma mensagem